Outubro Rosa

por Renan Volpatto publicado 04/10/2021 12h35, última modificação 04/10/2021 12h36
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.


No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018.[2] E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.[3] A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.


História

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações.[4] Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

error while rendering plone.comments